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Foto de uma máquina de pinball.
O jogador está à esquerda e pode-se ver todo o gabinete ao lado direito.
Pinball, flipper,[1]🌜 fliperama,[2] ou flíper[3][4] é um jogo eletromecânico onde o jogador manipula duas ou mais 'palhetas' de modo a evitar que🌜 uma ou mais bolas de metal (geralmente mais bolas aparecem em "modos missão no jogo") caiam no espaço existente na🌜 parte inferior da área de jogo.
A bola, quando entra em contato com certos objetos espalhados pela área de jogo, aumenta🌜 a pontuação do jogador.
As primeiras máquinas eram mecânicas e ao longo das décadas foram se sofisticando.
Na segunda metade dos anos🌜 70, incorporaram importantes avanços, passando a apresentar painéis de pontuação digitais (displays de LEDs), efeitos sonoros e visuais mais interessantes🌜 e maior complexidade de jogo.
No início dos anos 80, passaram a incorporar fala sintética.
A Taito foi uma notável fabricante de🌜 máquinas de pinball.
São exemplos Shock (1979), Meteor (1980), Fire Action e Cavaleiro Negro (1981), Sure Shot, Hawkman, Oba Oba, Titan,🌜 Vortex, Rally, em meio a tantas outras.
Outras fabricantes importantes foram a Gottlieb, a Williams, a Flippermatic, LTD, Data East (que🌜 mais tarde tornou-se Sega Pinball), Capcom e a Stern.
Nos anos 80, os chamados fliperamas (casas de jogos eletrônicos) eram uma🌜 coqueluche nos centros das grandes cidades.
Aos poucos, a reputação destas casas (outrora ruim) foi melhorando e elas invadiram os shoppings🌜 centers e endereços mais nobres.
Hoje, no início do Século XXI, ainda que com menos glamour, as máquinas ainda existem e🌜 têm seus adeptos, mesmo com a concorrência dos jogos de computador.
No bairro do Tatuapé em São Paulo, na Rua Coelho🌜 Lisboa, próximo à Praça Silvio Romero e Metrô Tatuapé, há um Fliperama em pleno funcionamento.
É o famoso há décadas Lords🌜 Tatuapé.
Funciona todos os dias de manhã até à noite.
Aos Sábados à noite pode-se ver Famílias inteiras, várias gerações incluindo as🌜 meninas que também curtem Fliperama.
Máquina de 1750.
A evolução dos jogos outdoor [ editar | editar código-fonte ]
As origens do pinball🌜 se misturam com a história de muitos outros jogos.
Jogos de arremessar bolas em um campo como a bocha, praticados em🌜 ambientes abertos, naturalmente evoluíram para jogos de bater em bolas com bastões com o objetivo de lança-las contra obstáculos.
O críquete🌜 e o Shuffleboard são exemplos de tais jogos.
Com o tempo, surgiram versões destes jogos que eram praticadas em mesas, como🌜 o bilhar ou o Carrom, ou em pistas como o boliche.
Estes jogos de mesa acabaram por se transformar nas máquinas🌜 de pinball modernas.
Há registros históricos da existência de jogos de mesa desde o século XV.
Ao mesmo tempo que alguns jogos🌜 transformaram os gols do críquete nas caçapas dos jogos de bilhar modernos, algumas mesas diminuíram em tamanho e os buracos🌜 foram colocados em posições estratégicas no meio da mesa.
Na França, durante o reinado de Luís XIV, alguém criou uma mesa🌜 de bilhar menor que o usual e colocou pinos em uma das extremidades da mesa enquanto o jogador ficava na🌜 outra extremidade atirando bolas com um bastão com o intuito de derrubar os pinos.
Os pinos levavam muito tempo para serem🌜 reerguidos após derrubados, portanto, uma evolução natural foi fixar os pinos na mesa e buracos na mesa se tornaram os🌜 alvos.
Os jogadores podiam ricochetear a bola nos pinos para acertar os buracos mais difíceis de se alcançar.
Em 1777 houve uma🌜 festa para o rei e jogo 777 grátis esposa no Chateau D'Bagatelle, castelo do irmão do rei.
A sensação da festa era um🌜 novo jogo em que a mesa era estreita e inclinada e se utilizavam tacos com os quais os jogadores atiravam🌜 bolas de marfim para a parte mais alta da mesa.
O irmão do rei deu o apelido "Bagatelle" ao jogo que🌜 em pouco tempo se difundiu pela França.
Alguns soldados franceses levaram suas mesas de Bagatelle favoritas para a América enquanto ajudavam🌜 a combater os ingleses na Guerra Revolucionária Americana.
O jogo tornou-se tão popular nos Estados Unidos a ponto de se ver🌜 a figura de Abraham Lincoln jogando bagatelle em uma charge de 1863.
O nascimento do Pinball [ editar | editar código-fonte🌜 ]
Em 1869, um inventor britânico chamado Montegue Redgrave veio à América e construiu mesas de bagatelle em jogo 777 grátis fábrica na🌜 cidade de Cincinnati, Ohio.
Em 1871 Redgrave recebeu a patente americana número 115 357 pelos seus "Aperfeiçoamentos em Bagatelle", que substituíam🌜 o taco por um lançador com mola.
O jogador arremessava as bolas na mesa inclinada utilizando o lançador, algo que existe🌜 nas máquinas de pinball até hoje.
Essa inovação tornou o jogo mais agradável aos jogadores.
O jogo também diminuiu de tamanho e🌜 passou a caber em cima de balcões de bar.
As inovações de Redgrave no design do jogo são reconhecidas como o🌜 nascimento do pinball em jogo 777 grátis forma moderna.
A depressão econômica [ editar | editar código-fonte ]
Em 1930, estavam sendo fabricadas versões🌜 de bagatelle operadas por moedas, agora conhecidas como "marble games" ou "pin games".
A mesa ficava debaixo de um vidro e🌜 usava o lançador de Redgrave para atirar a bola para o topo da mesa inclinada.
Em 1931, "Baffle Ball" de David🌜 Gottlieb se tornou o primeiro grande sucesso desta era.
Vendido pelo preço de US$ 17,50 (a mesa), o jogo liberava ao🌜 jogador 5 bolas por 1 centavo de dólar.
O jogo conquistou um público sedento por diversão barata em uma época de🌜 depressão econômica.
A maioria das farmácias e tavernas nos Estados Unidos possuía máquinas de pinball e muitos destes lugares conseguiam o🌜 retorno financeiro para pagar o preço da máquina em questão de apenas alguns dias de diversão de seus clientes.
Baffle Ball🌜 vendeu cerca de 50 mil unidades e estabeleceu Gottlieb como o primeiro grande fabricante de máquinas de pinball.
Em 1932, Ray🌜 Moloney, distribuidor da Gottlieb, começou a achar difícil conseguir mais vendas de Baffle Ball.
Frustrado, ele fundou a Lion Manufacturing para🌜 produzir um jogo com seu próprio design, a "Ballyhoo", nome de uma revista popular da época.
O jogo também foi um🌜 grande sucesso.
Com jogo 777 grátis mesa maior e seus dez buracos tornando-o mais desafiador que "Baffle Ball", vendeu 50.
000 unidades em 7🌜 meses.
Moloney mudou o nome da companhia para Bally refletindo o sucesso deste jogo.
Estas primeiras máquinas eram relativamente pequenas, mecanicamente simples🌜 e desenhadas para caber no topo de um balcão.
Nos anos 30 viram muitas inovações no design do pinball com a🌜 introdução da eletricidade.
Uma companhia chamada Pacific Amusements em Los Angeles, Califórnia, produziu em 1933 um jogo chamado "Contact".
A máquina tinha🌜 um solenoide usado para ejetar a bola para fora de um buraco no meio da mesa.
Outro solenoide tocava um sino.
O🌜 designer de "Contact", Harry Williams, formou em 1944 jogo 777 grátis própria companhia, a Williams.
Outros fabricantes logo seguiram a moda com funcionalidades🌜 similares.
Luzes elétricas logo se tornaram um padrão para todas as máquinas de pinball subsequentes, com a intenção de atrair a🌜 atenção das pessoas para as mesas.
Ao fim de 1932 existiam aproximadamente 150 companhias fabricando máquinas de pinball, a maioria delas🌜 na cidade de Chicago, Illinois.
Chicago foi o centro de fabricação de pinballs desde então.
A competição entre as companhias era brutal,🌜 entretanto, e em 1934 restavam apenas 14 companhias.
Durante a Segunda Guerra Mundial, todas as grandes companhias de jogos operados por🌜 fichas se voltaram para a produção de equipamento de guerra numa atitude de reforço aos EUA.
Algumas companhias como a Williams🌜 compraram jogos e adicionaram novas imagens com temas patriotas.
Ao fim da guerra, uma geração de norte americanos procurava por diversão🌜 em bares e cervejarias.
O pinball viveu outra era de ouro.
Surgiram inovações como o mecanismo de tilt e os jogos gratuitos,🌜 conhecidos como "replays".
A mesa "Humpty Dumpty" da Gottlieb, lançada em 1947, foi a primeira a ter flippers controlados pelo jogador🌜 adicionando um fator de habilidade ao pinball.
Esta grande inovação foi uma das muitas feitas pelo designer Steve Kordek, que também🌜 recebe os créditos pela introdução do primeiro "drop target" (em "Vagabond" 1962) e pelo "multiball" (em "Beat The Clock" 1963),🌜 conceitos que são considerados fundamentais no pinball.
Os primeiros pinballs chegaram no Brasil por meio de importação direta por um empresário🌜 do setor hoteleiro de Poços de Caldas, MG, em 1940.
Em 1946 o Presidente Dutra proibiu o jogo e consequentemente a🌜 operação destas máquinas de diversões provavelmente por confundí-las com as máquinas de jogos de azar, como caça-níqueis.
Em 1969 empresários de🌜 São Paulo que atuavam basicamente no setor de bilhares iniciaram a importação de pinballs usados dos Estados Unidos de forma🌜 independente e capilar.
Em 1970, observando que seria um ótimo negócio, o argentino Tadeo Roman vendeu a jogo 777 grátis participação em um🌜 hotel e criou uma pequena fábrica chamada Diverama na rua Guaianases, estrategicamente próxima à região da rua Santa Efigênia, centro🌜 antigo de São Paulo.
Provavelmente as máquinas chegavam no Brasil por meio de importação direta ou eram montadas no Brasil (regime🌜 conhecido como CKD).
Em 1971 a Taito do Brasil entrou no mercado inicialmente importando máquinas e comprando empresas concorrentes e posteriormente🌜 instalando numa enorme fábrica no bairro de Santo Amaro, em São Paulo, com aproximadamente dez mil metros quadrados.
O elevado custo🌜 de importação por ser classificado como um produto supérfluo tornou economicamente inviável a importação de máquinas e leva a Taito🌜 a produzir máquinas no Brasil mudando o foco do negócio da empresa que globalmente se concentrava em operação de lojas🌜 de diversões eletrônicas.
Seu primeiro projeto foi um pinball eletrônico que usava tecnologia TTL, isto é, embora digital, não utilizava microprocessador,🌜 fortemente inspirada num fabricante espanhol chamado Playmatic.
Este sistema apresentou vários inconvenientes técnicos (dificuldade de manutenção em campo, dificuldade de treinar🌜 uma rede enorme de equipes de manutenção e - o pior problema - centelhas elétricas fortes próximas à porta da🌜 máquina faziam a máquina conceder créditos, o que representava uma violenta perda de arrecadação).
No final dos anos 70 um novo🌜 projeto desenvolvido no Brasil e, já sob a lei de reserva de mercado, colocou as máquinas da Taito no mesmo🌜 nível dos fabricantes americanos do ponto de vista de hardware e software.
Este sistema usava um microprocessador 8080 da Intel e🌜 apresentava vários recursos e facilidades muito avançadas para a época, como levantamento estatístico de dados (tempo médio de jogo, tempo🌜 total de horas que a máquina está ligada, quantas vezes a máquina foi desligada etc.
) Até o final das atividades🌜 da Taito este sistema foi usado, embora um novo projeto, usando o microprocessador Z80 chegou a ser implantado nas últimas🌜 máquinas da linha de produção, provavelmente para testes em campo.
Os avanços principais na parte eletrônica praticamente se concentraram na placa🌜 de som, que no início sequer existia e, nos modelos mais sofisticados, usava um microprocessador Motorola 6800, Sintetizador de voz🌜 Votrax SC-01 e dois geradores de som GI modelo AY-3-8910.
Externamente a Taito basicamente reproduzia as máquinas norte-americanas de sucesso, principalmente🌜 da Willians e da Bally.
A LTD, sediada em Campinas, SP, também produzia principalmente réplicas das máquinas americanas Williams, Bally e🌜 Gottlieb desde os anos 70 e o projeto da parte eletrônica também era próprio, usando um microprocessador Motorola 6802 nas🌜 primeiras máquinas (por exemplo: Space Poker, cópia da Williams Alien Poker) e um 6803 nas últimas máquinas, de meados dos🌜 anos 80 (exemplo Pec Man, cópia da Bally Pac Man e Haunted Hotel, cópia da Gottlieb Haunted House).
O curioso é🌜 que como ambas copiavam modelos do mesmo fabricante, surgiram cópias do mesmo modelo da Taito e da LTD, como a🌜 clássica Bally Xenon, que serviu de inspiração para a Taito Zarza e também para a LTD Zephy.
Nos anos 80 surgiram🌜 mais três fábricas com uma produção consideravelmente menor: Fliperbol, Rowamet (ambas sediadas no estado de SP).
Referências
Nitrini, Dácio (10 de julho🌜 de 1977).
«Fliperama apossa-se do mercado de lazer».São Paulo.O Estado de S.Paulo.37 páginas
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